quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A Ideologia no Livro Didático

            Tivemos a maravilhosa oportunidade de, no semestre passado, termos efetuado uma pesquisa que nos desvendou quanto à ideologia que vem inserida de maneira imperceptível em diversos livros didáticos do Ensino Fundamental.
            Com textos ricos tirados de livros e de um TCC fomos começando a entender e perceber que com a sutileza e manipulação de fatos históricos é possível mudar a opinião de uma criança sobre determinada questão. Isso também ocorre na mídia, em novelas e propagandas principalmente.
            Algo que nos chamou a atenção nas leituras vem do pensamento em algumas culturas se sobressaem a outras. A idéia que a cultura africana se assemelha a rituais maléficos, os currículos adotam a mitologia grega, mas não é falam dos heróis e mitos africanos. Há também os livros que mostram a dita “família perfeita” o pai que trabalha e traz o sustento e a mãe que fica em casa e cuida da educação dos filhos. Essa não é mais a cara das famílias no Brasil, e isso deve ser levado em consideração na escolha de um livro.
            Analisando imagens dos livros vemos que os ditos “do bem” sempre aparecem na figura do branco. Profissões das pessoas negras geralmente aparecem como sendo de classe menos favorecida. Nos livros de história a grande maioria das gravuras de indígenas é formada de pessoas com armas e lanças, dando a entender que os mesmos só queriam guerrear e eram violentos. Isso cria na cabeça das crianças um modelo que caracteriza cada etnia.

            Nesse vídeo é visto um teste feito com crianças negras, crianças tão pequenas que já possuem um padrão de beleza e bondade ligado a “brancura”. Nas imagens, a figura da boneca negra era sempre apontada como má e feia. Mesmo elas percebendo sua semelhança com a boneca negra, não conseguiram escolhe-la como sendo a boa e bonita.
            E você o que sente ao ver esse vídeo? É uma denúncia, que não devemos esquecer...
           
             Para quem quiser saber mais sobre o tema as referências estudadas na pesquisa foram:
ECO, Umberto e Marisa Bonazzi (1980). Mentiras que parecem verdades. São Paulo. Summus Editorial.
DEIRÓ, Maria de Lourdes Chagas (1979). As Belas Mentiras – A ideologia subjacente aos textos didáticos. São Paulo. 11ª Edição. Editora Centauro.
FARIA, Ana Lúcia Goulart de (1986). A ideologia do livro didático. Editora Cortez. São Paulo.
LOZANO, Andréia Aparecida Casanova (2006). Os livros didáticos de história e a doutrina da segurança nacional. TCC Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo.

Angélica Vicente

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