sábado, 20 de novembro de 2010

Charges para refletir!!

            No universo letrado existem várias formas de comunicação e é nesse contexto variado que encontramos as charges, uma forma inteligente e alternativa que expressar pensamentos e opiniões. Existem autores renomados que trazem em suas obras ideais políticos, figuras da desigualdade social e críticas ao sistema capitalista em que vivemos.
            Como exemplo disso trago duas charges, uma do Henfil e outra do Angeli, que nos faz pensar sobre valores e ética. Quais são os valores que ensinamos aos nossos filhos e alunos?

            Na primeira está retratado cenas do cotidiano de milhares de pessoas, justamente aquelas que dizem não serem racistas ou preconceituosas.
            Todos sabem que muito do que as crianças aprendem é através do que vêem, o exemplo que damos, seja ele bom ou mal, vale mais que um belo discurso. É assim com comentários ditos “na brincadeira” que vamos enraizando e dando força ao preconceito em nosso país, e isso não tem graça.

            Na segunda algo parecido acontece, a mãe que não recrimina as atitudes do filho e ainda culpa as crianças pobres, que não estão agredindo ninguém, de violentas. O nome “Pobreza: Cada Jovem com a Sua” nos remete a pobreza de espírito versus a social.
            A pobreza é um estigma, ainda hoje o ditado popular deve ser lembrado “não se julga o livro pela capa”, ou seja, não se julga uma pessoa pelas roupas, sim por suas atitudes e caráter.
            Vamos acabar com tanta discriminação, vamos fazer uma reforma íntima. Começando por mudar nossas atitudes, acreditemos no mundo que John Lennon sonhou “Imagine não existir posses/.../Sem necessidade de ganância ou fome/Uma irmandade de homens/Imagine todas as pessoas/Compartilhando todo o mundo” Você pode dizer que somos sonhadoras... mas não somos as únicas!

Angélica Vicente

Nenhum comentário:

Postar um comentário